sábado, 2 de julho de 2011

Guevara Nos Dias De Hoje




Este é um vídeo em homenagem ao Che pelos 40 anos de sua morte. O vídeo traz inicialmente um pequeno trecho de seu discurso de despedida a Fidel e ao povo cubano antes de deixar Cuba para sua missão em solo boliviano.

A figura desperta grandes paixões na opinião pública a favor e contra, convertendo-se em um símbolo de importância mundial, para muitos dos seus partidários, representa a luta contra a injustiça social ou rebeldia e espírito incorruptível, enquanto ele é visto por muitos dos seus detratores como um criminoso responsável pelo assassinato em massa, acusando-o de má gestão como ministro da Indústria.
 Seu retrato fotográfico, obra de Alberto Korda, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo, tanto no seu original como em suas variantes que reproduzem os contornos de seu rosto, para uso simbólico, artístico ou publicitário, sendo um dos ícones do movimento contracultural.


Alguns filmes foram lançados em sua homenagem:


"Diários de Motocicleta" é um filme de 2004 produzido pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Cuba, dos gêneros aventura e drama biográfico, com direção de Walter Salles.


"Che, o Argentino" mostra a primeira parte da revolução que se inicia em 1956 no México com Che Guevara e Fidel Castro organizando a resistencia armada contra o então ditador cubano.


 Esta é um música em homenagem á Che Guevara de Nathalie Cardone - Comandante Che Guevara Hasta Siempre.

Che Guevara foi considerado pela revista norte-americana Time uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

Frases De Che Guevara

"A farda modela o corpo e atrofia a mente."

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

"Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética."

"Uma conquista é injusta quando as oportunidades são extremamente diferentes."

"Sou jovem e não sou revolucionário, acho que o capitalismo foi o único sistema político que conseguiu premiar um ser pelos seus esforços."

"Derrota após derrota até a vitória final."

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."

"O conhecimento nos faz responsáveis."

"Se não há café para todos, não terá para ninguém."

"Devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionario é movido por sentimento de amor."

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos  companheiros."

"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."

"A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro."

"Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar."

Discursos E Reportagens


Este é um vídeo de Che Guevara em um discuso revolucionário.


 O Dossiê Globo News mostra o depoimento do brasileiro que viu, ouviu e fotografou o guerrilheiro que se transformaria em mito: Ernesto Che Guevara, o jovem médico argentino que um dia saiu de casa para participar de revolução cubana. Em entrevista a Geneton Moraes Neto, Flávio Tavares descreve como articulou um encontro entre Che Guevara e Leonel Brizola. E o comentário irônico que Che Guevara fez, sobre o Brasil, ao notar que ia ser fotografado, à noite, sem flash: "Vocês, brasileiros, fazem milagre com tudo".



Fantástico, Domingo, 14/11/2004. Em 1967, Che Guevara foi capturado e morto pelo Exército da Bolívia. Reveja nesta reportagem do Fantástico como foram os últimos dias do guerrilheiro revolucionário.

Sua Morte

"É o meu destino : hoje devo morrer!
Mas não, a força de vontade pode superar tudo!
há obstáculos, eu reconheço!
não quero sair....
Se tenho que morrer será nesta caverna (...).
Morrer, sim, mas crivado de balas, destroçado pelas baionetas
Uma recordação mais duradoura do que meu nome
É lutar, morrer lutando"
       Ernesto Guevara de la Serna, janeiro de 1947.



Em 8 de outubro de 1967 ele é cercado e capturado e executado no dia seguinte pelo soldado boliviano Mário Terán, a mando do Coronel Zenteno Anaya e também do vice-presidente René Barrientos, na aldeia de La Higuera.





                                         Esta é uma filmagem feita logo após ao seu assasinato.

Em 1997 seus restos mortais foram encontrados e foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honras de Chefe de Estado, na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um Pouco De Sua História

                                           1928-1947
        Ernesto Guevara de la Serna nasceu em Rosario, na Argentina, no dia 14 de
        junho de 1928. Desde criança padeceu bronquite asmática e seus pais
        decidiram radicar-se em Alta Gracia, que oferecia um clima benigno para sua
        saúde. Realizou o bacharelado na cidade de Córdoba e, apesar de sua doença,
        praticou futebol e rúgbi.
                           
                                         1947-1953
Começou os estudos de Medicina na Universidade de Buenos Aires. Entre 1951 e 1954 empreendeu duas longas viagens e a partir daí compreendeu a dura situação social e política que atravessava toda a América Latina.



                                         1956-1965
Triunfante a Revolução em Janeiro de 1959, Guevara se desempenhou como presidente do Banco Nacional de Cuba, Ministro de Indústrias, Chefe Militar da Região de Ocidente e liderou diversas delegações cubanas em assembléias e congressos internacionais.
            
 1965-1967
Começou com seu objetivo de internacionalizar a revolução socialista. Em 1965 atuou no Congo e Tanzânia. A partir de novembro de 1966 encabeçou um grupo guerrilheiro que operava na Bolívia. No dia 9 de outubro de 1967 foi assassinado, de forma clandestina pelo Exército boliviano e a CIA em La Higuera.

                                          1953-1956
Graduado em medicina, em julho de 1955 conheceu no México o líder do Movimento Revolucionário 26 de Julho, Fidel Castro. Somou-se ao preparo militar dos guerrilheiros cubanos que tinham como objetivo derrocar o ditador Fulgencio Batista. No dia 25 de novembro de 1956 embarcaram no iate Granma com Sierra Maestra como destino.

Este é um vídeo que resume um pouco da história de Ernesto Che Guevara.